ROLFING® -
INTEGRAÇÃO ESTRUTURAL

É um método que auxilia na fluência de movimento e equilíbrio através da liberação da fáscia (tecido conjuntivo do corpo) e também pela educação de movimento.

 

Tem como um dos seus pilares lidar com a organização global do corpo e não apenas com um ponto específico de desconforto. Isso se dá porque muitas vezes a origem do problema está em um compensação que o corpo precisa fazer, por conta de uma desordem estrutural, ocasionando assim problemas por conta da sobrecarga em um local versus a subutilização de outro.  

É neste momento em que o Rolfing® pode ajudar, cuidando do corpo como um todo, melhorando a saúde da fáscia, eliminando dores, desconfortos e aumentando a consciência corporal, permitindo maior bem-estar, leveza e liberdade.

 

Como é realizado o método Rolfing® - Integração Estrutural?

Realizado em um pacote de sessões, que variam num total de 10 a 15 (protocolarmente), uma vez a cada semana. Cada caso é particular, e portanto, as necessidades são avaliadas antes e durante o processo.

 

As técnicas utilizadas são a manipulação miofascial, afim de encontrar a melhor organização para os tecidos, e movimento, que visa estimular a percepção da pessoa para seus padrões corporais, e propor novas possibilidades, afim de encontrar uma postura mais livre e eficiência para se estar no mundo.

 

O Rolfing® não é um método passivo. A participação no cliente é constantemente requisitada, e isso é fundamental para um melhor aproveitamento e ganho.

 

 

O que é fáscia ou tecido conjuntivo?

É a estrutura em rede que permeia todos os ossos, músculos, nervos e órgãos, como se fosse uma grande teia dando unidade à estrutura corporal. Sua principal função é lubrificar os espaços internos, diminuindo a fricção entre as partes e facilitando nossos movimentos.

Maus hábitos posturais, movimentos rotineiros ineficazes e até mesmo estresse físico ou emocional causam alterações na fáscia. Muitas vezes não nos damos conta disso. Outras vezes, ao percebermos incômodos e dores, tentamos endireitar o corpo corrigindo a postura. Isso invariavelmente é ineficiente, pois quando existe restrições e adensamentos, é necessário um trabalho de manipulação de tecido ou de mudança de padrão postural para que a alteração aconteça.

Como é possível realizar a reeducação de movimento?

Através da percepção de padrões de movimento e a proposta de novas possibilidades. Durante as sessões, exercícios muito sutis e cadenciados são requisitados para que a pessoa possa “experimentar” o corpo e sentir que é possível atuar de maneiras diversas sem perder a eficiência.

 

Essa possibilidade de ampliação de repertório é uma das chaves para que problemas estruturais, causados por repetição e sobrecarga sejam evitados.

 yoga

terapia corporal

rolfing

massagem

atividade física

© 2016 por Wix.com

Nota: As informações contidas neste site não substituem orientações médicas ou de outros profissionais e não sugerem qualquer tipo de tratamento sem a ajuda de um profissional qualificado. Não abandone nenhum tratamento médico ou de qualquer outro profissional.​